Agroalimentar | Congresso +AGRO’ 18

+Agro 2018 – Congresso Internacional em Gestão Organizacional, Eficiência Energética e Saúde e Segurança no Trabalho, decorreu nos dias 3 e 4 de outubro, no CEi – Centro de Empresas Inovadoras, em Castelo Branco.

Um evento dedicado à ciência e tecnologias consistiu num conjunto de intervenções, sessões científicas, workshops de capacitação e mesas-redondas que reuniu cerca 150 participantes que durante dois dias debateram temáticas como a Indústria 4.0 aplicada ao setor agroalimentar.

Na Sessão de Abertura estiveram representadas as entidades promotoras do projeto +Agro, a InovCluster – Associação do Cluster Agro Industrial do Centro, a Universidade da Beira Interior, o Instituto Politécnico de Castelo Branco, Instituto Politécnico da Guarda, o INSTITUTO DE INVESTIGAÇÃO APLICADA DO IPC – Politécnico de Coimbra, o IPVC – Politécnico de Viana do Castelo, a Universidade de Évora, e ainda, a Autoridade para as Condições do Trabalho, através da Diretora Regional Dr.ª Corina Farias.

O painel de oradores contou com a presença de Kate Palmer, da Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho, sob o tema “Risk Assessment in the Agrifood Industry: The key to healthy workplaces”. As empresas FoodinTech, ISQ e a EXO estiveram presentes e deram a conhecer a sua perspetiva sobre a utilização de ferramentas tecnológicas no agroalimentar.

Fez parte da programação a dinamização de um conjunto de Workshops de Capacitação na utilização de ferramentas computacionais de análise de riscos de Segurança e Saúde no Trabalho, de Eficiência Energética, de Gestão Organizacional e de apoio à decisão, para os subsetores de produtos lácteos, cárneos, hortofrutícolas e de panificação. O evento incluiu também a realização de 6 sessões científicas que decorreram paralelamente onde foram apresentados novos estudos e desenvolvimento científicos nas temáticas discutidas no Congresso.

No segundo dia do evento realizaram-se duas mesas redondas sob os temas: “O desenvolvimento empresarial das regiões e a coesão territorial”, com moderação da Sª. Professora Doutora Helena Freitas, atualmente Coordenadora do Centre For Functional Ecology e Ex-Coordenadora da Unidade de Missão para a Valorização do Interior, que desenvolveu o Programa Nacional para a Coesão Territorial, e “Financiamento e Incentivos Públicos no apoio às Empresa”, com moderação da Sr.ª Dr.ª Conceição Carvalho, Secretária Técnica da Unidade Conhecimento, Inovação e Competitividade da CCDR do Centro. Tivemos no primeiro painel a participação da Presidente da CCDR do Centro, Professora Doutora Ana Abrunhosa, e do Vogal da Comissão Diretiva da CCDR Norte, Dr. Jorge Nunes. No segundo painel, estiveram presentes os representantes das entidades do IAPMEI, ANI e AICEP.

Na Sessão de Encerramento do Congresso contámos com a participação do Professor Doutor Pedro Dinis Gaspar, coordenador do projeto +AGRO, que deu por terminados os trabalhados dos dois dias do Congresso, do Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Luís Correia, e do Secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão, Nelson de Souza.

Notícias recentes